quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Quem avisa amigo é

Guerreiros, no domingo, após a eliminação na Taça Guanabara, confesso que estive bastante chateado para escrever sobre a partida e, durante a semana, estive sem ânimo e sem tempo. Contudo, antes tarde do que nunca. O post finalmente está saindo. Mais tarde, novamente escreverei, depois do confronto contra o Nacional pela Libertadores. Torçamos que a derrota de domingo tenha mexido com o brio dos nossos jogadores. É ganhar ou ganhar!

Eu avisei. O Fluminense se deveria impor na partida. Alertei sobre o cuidado de não deixar ocorrer outra zebra, como foi com a vitória do Resende sobre o Flamengo em 2009. Não teve jeito. A história se repetiu, e novamente um grande foi eliminado por um pequeno. O Flu, tido por uma reportagem do globoesporte.com dias antes do confronto decisivo como o "terror de pequenos", caiu diante do Boavista, que chegou à sua primeira final de turno, nos pênaltis. A zebra está à solta.

O Fluminense entrou em campo apático. Desarrumado taticamente, Diguinho era o principal armador das jogadas. Conca esteve muito apagado. Os laterais, tímidos, pouco acertaram, principalmente, Carlinhos, que fez uma péssima partida e merecia ter sido sacado no decorrer do jogo. A defesa, mais uma vez, medonha. O segundo gol da equipe de Saquarema é a prova disso. Falha de marcação total em um cruzamento que deveria ter sido afastado facilmente pela defesa. O ataque foi, durante grande parte do jogo, inoperante. Continuo achando que o uso de dois centroavantes não é a melhor opção. Domingo, o time teve muito pouca mobilidade e dificilmente acertou cruzamentos. Acredito que o caminho não é por aí. Contudo, é até compreensível tal opção de Muricy Ramalho. Logicamente, com Fred à disposição, jamais o técnico abriria mão dele, e Rafael Moura vive grande fase. Foi dele, inclusive, que surgiu a falta que originou o primeiro gol da partida. Marquinho, substituto de Souza na partida, cobrou com perfeição, na gaveta. Pouquíssimo tempo depois, infelizmente, Edinho cometeu falta boba e, na cobrança, a bola foi rolada para Tony, que acertou uma bomba. Golaço de empate do Boavista. Gol para nenhum admirador de futebol colocar defeito. Após o golpe, confesso que a equipe adversária, inclusive, foi melhor no primeiro tempo. Todavia, "futebol é bola na rede". Próximo ao fim da etapa inicial, Conca cobrou falta, cruzando para a grande área, Rafael Moura tocou, na linha de fundo, de cabeça, e Fred apenas completou, também cabeceando, para o gol vazio, colocando novamente o Flu na frente. O Boavista ainda assustou em duas oportunidades, mas o jogo foi para o intervalo com vitória parcial tricolor.

No segundo tempo, o Boavista voltou decidido a empatar o jogo. Edu Pina chutou forte para fora, e Leandro chutou da intermediária pela linha de fundo. Aos 9 minutos, finalmente chegou ao gol, em falha generalizada da defesa tricolor. Mariano falhou na marcação, Gum não chegou a tempo, Leandro Euzébio não afastou a bola cruzada, e Carlinhos permitiu a finalização de André Luis, aniversariante do dia, que novamente deixou tudo igual na partida. O atacante do Boavista por pouco não virou o jogo após um contra-ataque que contou com nova falha de Carlinhos, dessa vez errando o tempo da bola na interceptação. A partir daí, não podemos negar que o Fluminense não tentou. Passou a dominar o jogo, mas falhou nas finalizações. O Tricolor corria contra o tempo, que passava rápido com a cera feita pelo time adversário. O goleiro Thiago garantiu a ida do jogo para os pênaltis. Nas cobranças, faltou competência a Conca e Rodriguinho, e o Fluminense foi eliminado por 4 a 2 da Taça Guanabara pela zebra de Saquarema, que enfrentará o Flamengo na final. Dificilmente o Império do Mal se irá deixar surpreender, mas o Boavista provou que pode complicar bastante as coisas. Só nos resta torcer para que complique!

Muricy Ramalho tem grande parcela de culpa no fracasso do jogo passado. Insistiu com Carlinhos, muito mal na partida, durante os 90 minutos, substituiu mal, tirando Fred, que sentiu a panturrilha, e colocando Souza, em vez de colocar imediatamente Rodriguinho (este só entrou posteriormente, no lugar de Marquinho) e montou mal a equipe, elaborando um esquema de pouca movimentação e deixando Diguinho como o responsável por armar o jogo. Um dia para ser esquecido. Abre o olho, Muritetra!

Mais tarde, o Flu enfrenta o Nacional pela segunda rodada da fase de grupos da Taça Libertadores da América. Como já falei acima, só a vitória importa. Façamos a nossa parte e torçamos por um empate entre América-MEX e Argentinos Jrs. para assumirmos o primeiro lugar do grupo. Uma eliminação ridícula como essa de domingo certamente mexe com o brio dos jogadores. Teremos, com certeza, um time bastante empenhado na partida. O problema é que a bruxa está à solta nas Laranjeiras. As lesões voltaram a se tornar constantes. Fred, sacado durante o jogo, está fora da partida, além de Rodriguinho, distante do gramado por 3 meses após se machucar durante o treino. Pior ainda, Rafael Moura é dúvida devido a dores lombares. Só Araújo está garantido no ataque, mas acredito que o He-Man também será titular na partida de hoje. Apesar de desfalcado, ainda temos plenas condições de vencer o Nacional jogando no Engenhão. É manter o foco e entrar decidido. Amanhã (já que o jogo acaba meia-noite) tem nova postagem. Até breve!

Saudações Tricolores

Nenhum comentário: