sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

É o Fred! É o Fred! É o Fred! É o Fred! É o Fred!

Guerreiros, no post passado, eu falei que o Flu teria uma chance de ouro na partida de ontem, e nosso time não a deixou escapar, classificando-se para a semifinal. O Fluminense é o primeiro colocado do Grupo B da Taça Guanabara, e o grande responsável por isso, sem dúvidas, chama-se Frederico Chaves Guedes, o Fred. Nosso camisa 9 foi impecável até agora no Campeonato Carioca, e seu grande desempenho na competição o deixou ontem completamente isolado na artilharia, com 8 gols em 5 jogos. Esse excelente início de ano do atacante dá aos torcedores grande esperança acerca da sua contribuição para o sucesso da equipe. Com Fred em campo, jogando o que vem jogando, o Fluminense é outro. Que este seja o seu ano no Fluminense, Fred!

O Duque de Caxias foi guerreiro. Deu bastante trabalho ao Flu, e o jogo só foi decidido na metade do segundo tempo. O goleiro Fernando merece ocupar o posto de melhor em campo com Fred, apesar dos três gols sofridos. Foi uma verdadeira muralha e salvou o Duque de Caxias em muitas oportunidades. No primeiro tempo, a equipe levou bastante perigo à meta de Diego Cavalieri em contra-ataques. O nosso goleiro nos salvou em duas oportunidades: a primeira delas, mais por demérito do atacante adversário, foi em um chute dentro da pequena área após cruzamento de Somália; a segunda foi realmente brilhante, ao defender um chute de Lenilson. Enquanto isso, o Flu, melhor na partida, perdia gols. Carlinhos, em linda jogada, esbarrou na trave após passe magistral de Conca (que começou jogando a partida a fim de ganhar ritmo de jogo para a estréia na Libertadores na próxima quarta-feira). A trave também parou Araújo, que estreou hoje no Flu. O nosso camisa 10, aliás, perdeu outra oportunidade, quando errou o tempo da bola e furou depois de outro passe do argentino. Fernando ainda defendeu uma bomba de Souza no fim do primeiro tempo. Apesar do domínio do Flu, a falta de pontaria tricolor acarretou um empate sem gols. Um 0 a 0 bem movimentado.

Na segunda etapa, o Duque começou assustando o Fluminense, mas o Tricolor foi quem abriu o placar. A estrela de Fred começou a brilhar na partida. Araújo tomou a bola e cruzou na medida pra o nosso artilheiro emendar de primeira. Contudo, o grande problema do Fluminense nesse início de temporada, o sistema defensivo, voltou a aparecer. Em falta cobrada pelo Duque, Marlon cabeceou livre, encobrindo Diego Cavalieri. Apesar do vacilo do goleiro, indeciso no lance, segundo as palavras do próprio Muricy, o principal culpado foi Edinho, que participou da barreira em vez de ir à área, permitindo que Marlon recebesse livre de qualquer marcação. Felizmente, nosso treinador tem observado os erros da defesa e, com certeza, fará de tudo para corrigi-los. O Flu seguiu em busca da vitória e teve boas oportunidades com Fred e com Conca, este parando no goleiro Fernando. Aos 28, Conca deixou o artilheiro na cara do gol, e ele não desperdiçou. Uma nova chance de gol foi perdida após cabeçada muito perigosa de Willians, que, mais uma vez, entrou bem numa partida, e Fernando salvou o Duque em chute de Souza numa linda tabela com Fred. Por fim, aos 45, em jogada individual, o artilheiro driblou o marcador e chutou forte de esquerda, selando o placar. Mais uma excelente exibição dele e mais uma vitória tricolor.

Novamente, o problema do Flu foi a defesa, que tomou 6 gols nos 5 primeiros jogos do Campeonato Carioca, todos contra times pequenos, um dado bastante preocupante tendo em vista o adversário do próximo jogo e a estréia na Libertadores quarta. Fred dispensa comentários. Melhor atacante do Brasil. Amarelinha nele! Conca, voltando ao time como titular, provou que já está pronto para voltar a assumir o seu papel de maestro do Fluminense. Souza jogou muito bem, participando ativamente da marcação e sendo bastante efetivo na criação de jogadas e nas bolas paradas.

Quanto à arbitragem, esteve muito bem no jogo. Não cometeu erros relevantes. Só me recordo do impedimento assinalado de Araújo, em posição difícil de ser analisada, o qual, para mim, pareceu estar na mesma linha do último homem do Duque. Contudo, não há nenhum motivo para criticar o bandeirinha por isso.

Com 15 pontos, o Fluminense está matematicamente classificado para a semifinal. Domingo é dia de clássico Vovô no Engenhão. O Botafogo, devido ao tropeço diante do Bangu, perdeu a liderança para o Flu e ainda não está classificado, podendo até ficar ameaçado se perder a próxima partida, e o Bangu ganhar (Ficaria com 13 pontos, e o Bangu, com 11, e a classificação seria decidida no último jogo da fase de grupos), embora dificilmente perderá do Macaé na 7ª rodada. Quanto ao Flu, volto frisar a importância de conseguir manter o primeiro lugar do grupo, já que, teoricamente, o trabalho na semifinal será facilitado, pois há grandes chances de enfrentar um dos times pequenos. Enfim, temos a promessa de um grande clássico no domingo. O tricolor que mora no Rio e não for ao jogo, com certeza, perderá uma grande partida! Que o Flu vença o clássico, e saiamos do jogo mais líderes do que nunca!

Saudações Tricolores

Nenhum comentário: