domingo, 25 de julho de 2010

Empate amargo

Guerreiros, hoje o sentimento foi de frustração após o Clássico Vovô no Engenhão. O empate não foi um bom resultado para ambos os times: o Fluminense perdeu a 1ª colocação para o Corinthians, e o Botafogo ficou na zona de rebaixamento. Felizmente, na próxima rodada, jogaremos em casa, e o Corinthians enfrentará o Palmeiras em um clássico regional. Assim, quem sabe, poderemos retomar a liderança no sábado que vem.

O empate não foi um resultado justo. Merecemos perder. O Botafogo foi muito superior. Teve mais volume de jogo, finalizou muito mais, deveria ter sido o vencedor do confronto. Para a nossa felicidade, Fernando Henrique estava em um dia inspirado e fez excelentes defesas, salvando-nos, inclusive, em um bisonho chute de Diogo, que, se não fosse o excelente reflexo e a agilidade com os pés de nosso arqueiro, teria feito um gol contra. Aquele, sim, jogou muito mal. Aliás, não só Diogo, mas todo o nosso sistema defensivo. Belleti, que estreou nessa partida, não foi bem, mas não merece crítica alguma. É notório que está fora de forma. Não conseguiu acompanhar e marcar os jogadores alvinegros. Esperemos mais algum tempo para avaliá-lo, quando tiver em melhores condições físicas. Conca, novamente, esteve bastante sumido, e, assim, com o nosso camisa 11 desinspirado, o Tricolor pouco criou, e foi dominado pelo Botafogo, como tinha sido dominado pelo Cruzeiro e pelo Santos, nas duas partidas anteriores.

Novamente, apresentamos um futebol sofrível. Muita gente já encontrou um culpado: o esquema tático. O 3-5-2 só nos foi adequado na Vila Belmiro, quando foi fiel à proposta de jogo escolhida por Muricy. Contudo, o 3-5-2 tem dias contados. Pelo menos no próximo jogo, provavelmente será utilizado o 4-4-2, devido à suspensão de Gum, a não ser que Muricy queira lançar Cássio na vaga disponível. Espero que esse 4-4-2 volte a funcionar bem, como vinha dando certo antes da pausa para a Copa do Mundo, e o Fluminense apresentava um futebol objetivo e eficiente. Espero, principalmente, que Muricy abra mão do 3-5-2 definitivamente como esquema principal da equipe.

O destaque tricolor na partida foi Emerson. O Sheik mostrou muita vontade e foi premiado com um gol. Premiado mesmo, já que a reposição de bola errada de Jefferson nos pés de Fred foi realmente um presente do goleiro botafoguense, que foi diblado por Emerson logo em seguida e viu o Flu abrir o placar no Engenhão. Do lado alvinegro, o destaque foi Edno, que se movimentou bastante, levou muito perigo a Fernando Henrique e acabou participando ativamente da jogada do gol do Botafogo. Quando Renato Cajá cruzou, Edno tentou cabecear a bola, mas não o fez, enganando o nosso goleiro e contribuindo para que a bola morresse no fundo das redes.

Quanto à arbitragem, o juiz Rodrigo Nunes de Sá, por vezes, perdeu o controle do jogo, mas acertou nas expulsões de Somália, Danny Morais e Thiaguinho, que me parece ter entrado no clássico só para ser expulso. A falta de pulso do árbitro contribuiu para que ocorressem diversas confusões entre os jogadores tricolores e botafoguenses no decorrer da partida. Um dos auxiliares errou feio ao invalidar um lance de ataque alvinegro que tinha grandes chances de resultar em gol, gerando revolta em muitos botafoguenses.

Fred se lesionou mais uma vez. Serão 20 dias sem nosso artilheiro. É enorme a falta que Fred faz ao Fluminense. É um líder dentro de campo, a referência do time e a grande preocupação da zaga adversária. Resta saber como iremos nos comportar sem ele. O substituto deve ser Alan.

Sábado, é a vez de enfrentarmos o Atlético-PR no Maracanã. Façamos valer o mando de campo e vamos em peso ao estádio para lutar, mais uma vez, pela liderança do Campeonato Brasileiro. Que esse seja o espírito até o fim da competição.

Saudações Tricolores

Nenhum comentário: