quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Com o sangue e com a alma

Guerreiros, foi sofrido, angustiante, mas o Fluminense venceu o Grêmio por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, no Engenhão, e continua líder independentemente do jogo do Cruzeiro (desconsiderando a hipótese de a equipe celeste ganhar de 9 a 0 do Grêmio Prudente fora de casa). O Fluminense justificou a antonomásia "Time de Guerreiros" e conseguiu os 3 pontos suando sangue e jogando com a alma. Sofremos pressão do Grêmio durante boa parte da partida, mas nos aproveitamos dos contra-ataques para liquidar o jogo, mesmo jogando com apenas um atacante em campo, o qual completou 10 jogos sem fazer gols hoje; sem Diogo, fundamental no meio; além dos desfalques de Fred, Emerson e Deco, que não são nenhuma novidade para o torcedor tricolor. Foram 3 pontos para nos fazer dormir tranqüilos e frear o empolgado Grêmio, que já se aproximava da gente. Foram 3 pontos para dar mais um passo rumo ao título.

Apesar dos desfalques, o Fluminense começou o jogo melhor que o adversário, tomando a iniciativa da partida. O Grêmio, apesar de ter um meio-campo com grande qualidade no passe, não soube aproveitar essa vantagem nos primeiros minutos. Além disso, o time gaúcho pareceu ter esquecido da capacidade de Conca, apesar de Renato Gaúcho o conhecer tão bem. Foi por meio dos pés do iluminado Darío Conca que o Fluminense abriu o placar. Recebendo na entrada da grande área, Conca girou e acertou um belo chute, vencendo o goleiro Victor. Um golaço digno desse jogo tão importante. A partir daí, meus amigos, o Fluminense recuou, e o Grêmio se achou em campo. Passou a explorar os meias Douglas e Souza e, principalmente, armou suas jogadas pelas laterais, principalmente pela direita, com Gabriel, que, com certeza, foi o melhor jogador da equipe gaúcha. Contudo, faltava caprichar na finalização e, principalmente, no passe final. Por vezes, o Grêmio abusava do bom toque de bola, mas as jogadas terminavam sem chances reais de gol. Bom para o Fluminense, que se defendia como podia, jogando com o coração. O fim do primeiro tempo foi um alívio para a torcida tricolor devido à tamanha pressão aplicada pelo oponente.

Na segunda parte, a postura dos dois times em campo não se alterou, e o Fluminense continuava encurralado, errando muitos passes e saindo na base do chutão. Claramente, sofria com os desfalques e com o nervosismo. Eram 5 jogos sem vitória até então. Vencer em casa por 1 a 0, mesmo sendo o pior em campo, era fundamental. O fim do campeonato se aproxima, e a ansiedade já está presente na cabeça dos jogadores. Talvez o pênalti de Leandro Euzébio em Jonas mudasse a história do jogo, quiçá do campeonato, se tivesse sido marcado pelo juiz Héber Roberto Lopes. Contudo, quem sabe se os inúmeros erros de arbitragem cometidos contra o nosso time e a favor dos nossos adversários ao título, principalmente o Corinthians, não tivessem ocorrido, a nossa trajetória até a liderança nessa 32ª rodada tivesse sido mais fácil. Na parte final do jogo, Conca, que já foi considerado por muitos torcedores como um "amarelão" em decisões, deu mais um passo para se tornar meu ídolo, e liquidou a partida após passe/chute de Washington, só tendo o trabalho de escorar para o fundo das redes. Foi bonito ver a humildade do craque ao apontar para o Coração Valente, colocando o gol na conta do artilheiro. Foi bonito ver o time abraçando o nosso camisa 99, comemorando como se o gol tivesse sido dele. Mais bonito ainda foi ver todo o time agradecendo à torcida pelo apoio incessante, como na reta final de 2009.

A torcida tricolor, por falar nisso, foi fantástica hoje. Os 15 mil guerreiros que querem ver o seu time campeão a todo o custo não pararam de cantar durante a partida. Estão de parabéns. Se, nos próximos 3 jogos em casa, continuarem indo somente esses 15 mil tricolores, e eles voltarem a apoiar como no jogo de hoje, o Fluminense não sentirá falta dos torcedores de sofá. Precisamos de torcedores com espírito de campeão. Gostaria de citar, também, a bola dentro da nossa diretoria, ao juntar todos os torcedores do Flu em um mesmo setor do estádio, unindo a torcida e unificando o canto. Jogada inteligente, e o nosso time, com certeza, saiu ganhando muito com isso.

Finalmente parece ter voltado a união time e torcida, a sintonia de que tanto sentia falta, que nos torna difíceis de sermos batidos. Esse é o espírito que pode nos levar ao título. Esse é o espírito de um time e de uma torcida de campeões. É disso que o Fluminense Football Club precisa. Chega de jejum. Rumo ao bicampeonato. Faltam 6 rodadas.

Saudações Tricolores

Um comentário:

jhenny fraga disse...

O jogo considerado o mais difícil,o Flu ganhou.Agora só faltam 6 jogos!
Seremos Campeões =00=

https://tricolorguerreiro.blogspot.com