quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Não passou nem vento

Guerreiros, hoje novamente nos tornamos líderes isolados do Campeonato Brasileiro. Dois jogadores foram os principais responsáveis por isso, mais especificamente, dois goleiros: Ricardo Berna e Rogério Ceni. O primeiro deles foi fundamental para que o Fluminense suportasse a enorme pressão aplicada pelo Internacional no Beira-Rio e voltasse para o Rio de Janeiro com um ponto suado, o qual pode fazer toda a diferença ao final da competição por pontos corridos. Já o segundo, além de ter segurado os ataques do Cruzeiro, que jogava em casa, converteu o pênalti erroneamente marcado a favor do São Paulo e selou a vitória do São Paulo em Uberlândia. Com a derrota do Cruzeiro, permanecemos líderes, agora isolados, com 58 pontos. Mais um passo dado rumo ao título. Olho aberto para o Corinthians, que goleou o Avaí e voltou à vice-liderança do campeonato. Não vacila, Fluzão!

Jogar contra o Internacional, campeão da Libertadores deste ano, com o time completo (exceto Tinga), em um Beira-Rio lotado de colorados não é fácil, ainda mais quando a equipe adversária está bastante desfalcada, longe de entrar em campo com sua força máxima. O desfigurado Fluminense novamente se esforçou, batalhou, lutou contra as próprias limitações e segurou a pressão do Inter, conseguindo um suado empate sem gols. Sem Fred, sem Emerson, sem Deco e sem Diogo, nossos guerreiros, bem mais limitados tecnicamente do que o time colorado, entenderam que um empate em tais circunstâncias era um bom resultado. E realmente, pelo menos a curto prazo, pareceu-me uma decisão acertada. Tentar jogar de igual para igual contra uma equipe muito superior é quase um suicídio. Contra o Santos, no primeiro turno, a estratégia defensiva deu certo. Hoje, ajudou-nos a somar mais um ponto. Como diz o velho ditado, "de grão em grão a galinha enche o papo". No final do campeonato, veremos o que foi mais importante: a conquista dessa ponto ou o desperdício dos outros dois que seriam obtidos em caso de vitória. Torço pela primeira opção.

Hoje não passou nem vento pelo nosso camisa 1. Quando passou, Diguinho salvou. Ricardo Berna demonstrou enorme confiança e fez uma partida espetacular. Sem sombra de dúvidas, foi o melhor jogador em campo. Quando o sistema defensivo não funcionava, lá estava ele para manter o gol tricolor inviolável. Espero que essa boa fase dure até o final do campeonato. Citando novamente os ditados, há um que diz que "um bom time começa com um bom goleiro". Uma verdade absoluta. Para ser campeão, é necessário, logicamente, ter um bom time, e o que faltava para termos uma equipe de qualidade, um bom goleiro, parece não ser mais problema, pelo menos nesta competição. Que assim permaneça!

Novamente, a decepção foi Washington. São 11 jogos sem marcar e um gol contra como saldo negativo. Hoje, apesar de boa participação em jogadas como pivô, o atacante tirou um gol de Conca, servindo de zagueiro. Assim não dá, Chitão! Juro que continuo apoiando o Coração Valente, mas, do jeito que está, é capaz de ele chegar aos 99 jogos, como está gravado na sua camisa, sem fazer um golzinho sequer.

A vitória contra o Vasco, na próxima rodada, pode nos fazer abrir 4 pontos na liderança, em caso de derrota de Corinthians e Cruzeiro, que têm jogos difíceis (Corinthians joga contra o São Paulo, e o Cruzeiro, contra o Vitória, em Salvador). Seria simplesmente espetacular acumular tal vantagem na reta final. De qualquer forma, mesmo com vitória dos nossos adversários diretos pelo título, ganhando do Vasco, daremos mais um passo para o podium, pois dependemos apenas de nós mesmos para nos sagrarmos campeões da maior competição brasileira. O problema é justamente vencer o Vasco. A última vitória foi em 2008, com, inclusive, gol de Washington. Será que o nosso camisa 99 repetirá tal feito? Torcemos por isso. Vale lembrar também que, em 1984, ano em que fomos campeões brasileiros, o Vasco foi o adversário vencido na final, com gol do estrangeiro Romerito. Embora o sistema não seja mais de mata-mata, o jogo tem caráter decisivo. Será repetido tal feito, dessa vez com gol do estrangeiro Conca? Superstições a parte, o Fluminense precisa vencer. Agora é matar ou morrer. Que mais um desses pequenos tabus que tanto derrubamos ao longo dessa competição seja quebrado. Faltam 5 rodadas. Rumo ao bicampeonato.

Saudações Tricolores