domingo, 17 de abril de 2011

A faixa da verdade

Guerreiros, para variar, sai com atraso o post sobre o jogo entre Fluminense e Americano. No domingo passado, vindo de uma pesada derrota para o Nacional pela Libertadores, o Flu disputou sua permanência na disputa pelo título do Campeonato Carioca contra o time de Campos. Provavelmente devido a essa pressão e ao abatimento pós-quarta, o Tricolor entrou em campo nervoso. Até a parada técnica, só levou perigo ao gol adversário em um lance (um chute de Edinho por cima do gol), e dava bastante espaço para contra-ataques do Americano. Aos 20, um desses deu certo. Carlos Alberto avançou pela esquerda e cruzou na medida para Gustavinho colocar o Americano na frente. Felizmente, o Flu voltou melhor da pausa e, aos 34, Conca converteu uma cobraça de falta. Logo em seguida, o Americano sofreu outro duro golpe. Júlio César cruzou para trás na linha de fundo (quem dera que nossos laterais fossem mais à linha de fundo), e Araújo completou para o gol. A virada desestruturou o time de Campos. Talvez tivessem conseguido o empate se tivesse sido marcado o pênalti de Mariano em Carlos Alberto. Contudo, no futebol não existe "se", e o Fluminense fez por merecer a vitória com placar dilatado durante o jogo.

No início do segundo tempo, Mariano fez o terceiro, em uma bela jogada trabalhada. Fred recebeu dentro da área, esperou a passagem de Marquinho, o qual cruzou para trás para Mariano completar vindo de trás. Aos 10, veio o mais belo gol da partida, sem dúvidas, um dos bonitos do campeonato. Conca lançou Araújo pela esquerda, que aplicou um lindíssimo drible de corpo no marcador e chutou no canto. Golaço, daqueles que pagam o ingresso do torcedor. A defesa tricolor, entretanto, deixou bastante a desejar, e permitiu que o Americano tivesse inúmeras oportunidades, que, para a nossa sorte, não foram aproveitadas. Levou bastante perigo com Felipe, que cabeceou no travessão, e Ayrton, que obrigou Berna a fazer uma excelente defesa, e pagou caro por isso, sofrendo o quarto aos 42 num lance esquisito, em que o goleiro Jefferson afastou mal a bola, e Marquinho completou de cabeça para o gol vazio. 4 a 1 para o Flu, uma goleada para lembrar ao nosso time que somos os atuais campeões brasileiros e que temos capacidade de sair desse momento ruim que vivemos. 4 a 1 para acordar o maestro Conca, que teve participação decisiva em todos os gols da partida. Com essa vitória, o Fluminense ficou praticamente classificado para as semifinais da Taça Rio, já que o Botafogo perdeu do Flamengo por 2 a 0, e o Olaria empatou sem gols com o Volta Redonda. O Tricolor só precisava de um empate contra o Nova Iguaçu pela última rodada da fase de grupos do segundo returno, e conseguiu a classificação no jogo de hoje. Todavia, isso é assunto para o próximo post.

O que mais me chamou a atenção no jogo do domingo passado não foi a vitória tricolor, tampouco o belíssimo gol de Araújo. Foi a faixa exibida pela torcida tricolor, com os dizeres "Enquanto você estiver vivo, vivas estão suas esperanças". A verdade não poderia ser dita de outra maneira. Enquanto houver chances, não podemos parar de lutar. O "Time de Guerreiros" provou isso. O Impossível não existe no futebol, desde que haja chances maiores que 0%. Quarta, temos a última batalha dessa fase de grupos. A mais importante. Que os deuses do futebol abençoem o Fluminense nessa partida. Que o "Time de Guerreiros", mais uma vez, prove a todos que do Fluminense Football Club ninguém pode duvidar!

Saudações Tricolores

Nenhum comentário: