sexta-feira, 29 de abril de 2011

O iluminado

Guerreiros, hoje o Fluminense construiu uma boa vantagem para o jogo de volta das oitavas-de-final da Libertadores. Com uma hora de atraso devido a um apagão, o Tricolor bateu o Libertad por 3 a 1 no Engenhão e deu um importante passo rumo às quartas-de-final da competição. Entretanto, pés no chão. Quarta que vem temos mais uma batalha, e qualquer vacilo pode ser fatal. Humildade acima de tudo!

A torcida tricolor hoje foi excepcional. Se não fosse as vaias para Ricardo Berna durante o jogo, teria sido perfeita. Não parou de cantar um minuto sequer, e o mosaico dos Guerreiros ficou impecável. Mais uma vez, aqueles que tiveram presente no Engenhão nos representaram bem e nos encheram de orgulho. A união time e torcida é fundamental para nos ajudar a alcançar o nosso objetivo. Que continue assim!

Em dia de apagão, Marquinho foi o iluminado. Aliás, ele tem mostrado que é realmente um jogador abençoado. Quando o time disputa partidas decisivas, muitas vezes, ele está lá para resolver. Em 2009, fez o gol mais importante do Flu no ano, o qual permitiu que nosso time permanecesse na Série A do Campeonato Brasileiro. No ano passado, na partida contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, nós disputávamos ponto a ponto a liderança da competição, e, quando sofremos o primeiro gol, Marquinho chamou a responsabilidade e marcou um golaço, empatando a partida. Neste ano, contra o Argentinos Jrs., ele fez a melhor partida da sua vida e foi um monstro em campo, assistindo, inclusive, Júlio César no primeiro gol tricolor. Hoje (ou ontem, já que a partida começou na noite do dia 28) Marquinho desequilibrou quando o time mais precisava. Muito mal no começo do segundo tempo, o Fluminense foi acuado pelo Libertad e, sofrendo grande pressão da equipe paraguaia, levou o gol de empate (comentarei sobre esse lance abaixo). Felizmente, a estrela do nosso camisa 7 brilhou de novo. Marquinho recebeu de Fred, livrou-se dos marcadores e soltou uma bomba no canto do goleiro Vargas, colocando o Flu novamente na frente do placar. Golaço! Parece que temos um jogador que gosta de partidas decisivas. Acredito que Souza está entendendo o motivo de estar no banco de reservas (às vezes, nem no banco). Marquinho, apesar de limitado tecnicamente, doa-se em campo e honra a camisa. Sempre foi visto como reserva e nunca reclamou de não ter a titularidade, ao contrário de outros jogadores. Continue assim, Marquinho, e ganhará a confiança da torcida tricolor.

Após uma hora de atraso, o Fluminense teve um início de jogo arrasador e logo aproveitou uma cobrança de escanteio para abrir o placar com Rafael Moura, de cabeça. O goleiro Vargas até se esforçou, mas tirou a bola de dentro do gol (a pelota ultrapassou - e muito - a linha). Entretanto, o ímpeto inicial se foi, e o Flu, quando chegava (geralmente tocava nos pés dos jogadores adversários no meio-campo), errava o passe final. O Libertad, no primeiro tempo, pouco levou perigo ao gol de Berna.

Na etapa final, o campeão paraguaio voltou bem melhor que o Tricolor, que foi muito pressionado e não conseguia sair para o jogo de maneira alguma. Na base do chutão, facilitava bastante a vida do adversário. Quando tinha a chance de contra-atacar, desperdiçava a oportunidade devido a erros de passes, cometidos principalmente por Mariano e Diguinho. O Fluminense, com justiça, pagou caro por ter recuado. Gamarra, subiu só (Edinho estava, não sei o porquê, na meia-lua) e testou para o fundo das redes, contanto com a falha de Ricardo Berna, que ficou indeciso no lance. Já é o terceiro gol da mesma maneira que o nosso time toma neste ano. Berna ficou pelo meio do caminho nos gols do Nacional (o primeiro), do Flamengo e no de hoje. Errar três vezes dessa forma é bastante preocupante. Qualquer falha em mata-mata pode ser crucial.

O Tricolor sentiu o gol de empate, e o Libertad continuava melhor na partida. Fernando Bob, que entrou ainda no primeiro tempo no lugar de Júlio César, lesionado, estava muito mal improvisado na esquerda, e Enderson corrigiu a substituição errônea sacando-o da equipe e colocando Araújo. Aos 27, então, como já disse acima, Marquinho chamou a responsabilidade e fez um belo gol. Conca não deixou o Libertad absorver o golpe, acertando uma cobrança de falta no canto esquerdo. Com a vitória confortável por 3 a 1 estabelecida, o time tricolor passou a ter tranquilidade e administrou o resultado do jogo. Enderson colocou Diogo no lugar de He-Man para compor o meio-campo, já que Valencia passou a fazer o papel de terceiro zagueiro com a saída de Bob, e o time tricolor ganhou consistência. Fim de papo, e o Fluminense saiu de campo com uma boa vantagem para o jogo de volta na quarta que vem.

No dia 4 de maio, vamos ao Defensores del Chaco para buscar carimbar a vaga nas quartas-de-final do torneio. Com a vantagem de dois gols, naturalmente, o Libertad tem a obrigação de sair para o jogo. Precisamos ter paciência, manter-se firme na defesa e encaixar um contra-ataque para fazer um gol e praticamente matar a partida. Essa é a receita para a classificação. Felizmente, temos boas recordações do estádio. Em 2008, vencemos o mesmo Libertad por 2 a 1, com dois de Washington, pela fase de grupos. Que nosso Time de Guerreiros consiga mais uma vitória importante! Faltam 7 jogos para o título. A benção, João de Deus!

Saudações Tricolores

Nenhum comentário: