terça-feira, 21 de julho de 2009

107 anos!

Neste dia 21 de julho, o Fluminense completa 107 anos. Ao longo de sua gloriosa história, nós, torcedores, vivenciamos uma infinidade de momentos únicos. Vimos títulos conquistados nos minutos finais de jogo, como o inesquecível gol de barriga de Renato em 1995, que nos deu o Campeonato Carioca no centenário do Império do Mal; sofremos com títulos que escaparam das nossas mãos quando pareciam garantidos, como a tão sonhada Libertadores de 2008, a qual perdemos na disputa de pênaltis em pleno Maracanã para a LDU; choramos com três rebaixamentos; testemunhamos equipes inesquecíveis, como a Máquina de 76 e o timaço de 84... Enfim, rimos, choramos, festejamos, sofremos. As nossas conquistas são únicas. "A verdade incontestável é que ninguém ganha da forma como nós ganhamos. As vitórias dos outros são simples, quase sem graça. Algumas beiram à banalidade, ao ridículo, as nossas não. As nossas são cardíacas. As dos outros são previsíveis, esquecidas ao apito do primeiro jogo do próximo campeonato, as nossas são inesquecíveis. Por todos, por nós, pelos adversários e até pelo mais indiferente leigo. As nossas vão da extrema falta de perspectiva, do máximo sofrimento, da crueldade, ao êxtase, ao épico, ao apoteótico. Tudo junto, quase sem fronteiras entre esses opostos." Mesmo que escrevêssemos toda a nossa história, contássemos cada momento de emoção, aqueles que a lessem ou a ouvissem não compreenderiam o significado de ser tricolor. Afinal, "ser tricolor não é uma questão de gosto ou opção, mas um acontecimento de fundo metafísico, um arranjo cósmico ao qual não se pode - e nem se deseja - fugir."

É por ter uma historia tão gloriosa que o nosso querido Tricolor não merece estar na atual situação. Infelizmente, nesta década, tornou-se comum vermos o Flu lutar contra o rebaixamento. A tristeza tem sido tão grande que intitulo a recente geração de torcedores como a "geração sofrimento". São torcedores que, apesar de jovens, vivenciaram o pior momento da história do Flu e permaneceram fiel ao time. Por isso, hoje também merecem os meus parabéns. Na verdade, todos nós, tricolores, merecemos os parabéns hoje, pois, sejamos de qualquer idade, nós somos o Fluminense Football Club.

Como tenho falado, é preciso mudar. Chega de pensar pequeno. Está na hora de voltar a pensar grande. Brigar por títulos. Voltar a ser o Fluminense dos velhos tempos, que, simplesmente ao entrar campo, amendontrava o adversário. Que aniversários melancólicos como esse não se repitam. Que venham mais 107 anos de conquistas.

Parabéns, Fluminense Football Club, meu maior amor.

Saudações Tricolores

Nenhum comentário: