domingo, 14 de novembro de 2010

Lutem até o fim!

Guerreiros, a frustração tomou conta de todos os tricolores após o jogo de hoje. Com o empate em casa com a valente equipe do Goiás, não dependemos mais apenas de nós mesmos para nos sagrarmos campeões brasileiros. É preciso fazer a nossa parte e torcer para um tropeço do novo líder Corinthians, a 3 rodadas do fim. Agüenta, coração!

Quem esperava um jogo fácil para o Fluminense logo mudou de opinião nos primeiros minutos de partida. No primeiro tempo, o Goiás foi bastante superior ao Fluminense. Além de ter feito o primeiro gol do jogo com Rafael Moura, não deixou o Tricolor articular jogadas. Conca e Deco receberam marcação implacável de Carlos Alberto e Amaral, respectivamente. Com os dois cérebros do time anulados, a criação ficava por conta de Valencia e Fernando Bob, para o desespero da torcida tricolor (até agora não entendi porque Muricy não entrou com Diguinho de cara). Logo, como de esperado diante das circunstâncias, o Fluminense foi praticamente inoperante na primeira etapa. Contudo, Simon ignorou pênalti quando Conca, fora da jogada, foi puxado e derrubado dentro da área. Um pênalti que poderia mudar a história do jogo, apesar de a vitória parcial do Goiás ser justa no primeiro tempo. Como vem sendo visto neste campeonato, temos um peso e duas medidas para os times que lutam pelo título. Lamentável.

Com Deco muito mal na partida, Muricy o sacou da equipe e colocou Diguinho, buscando dar maior consistência ao meio-campo tricolor, tão apagado nos primeiros 45 minutos. Com 3 volantes em campo, Valencia passou a fazer o papel de terceiro zagueiro. Tartá, apagado no jogo, também foi substituído no intervalo por Washington. As mudanças deram nova cara ao Tricolor. A partida passou a ser ataque contra defesa. O Fluminense massacrava, insistindo nas bolas aéreas, mas errava no passe final, e o Goiás se defendia como podia. O bravo time goiano resistia à enorme pressão tricolor e à torcida que não parava de empurrar o Time de Guerreiros. Resistia até os 38 minutos. Rodriguinho foi derrubado dentro da grande área. Era a chance tricolor de empatar o jogo. Obviamente, quem deveria cobrar o pênalti era ele, o craque do time, aquele que chama a responsabilidade nos momentos necessários. Darío Conca se preparou para a cobrança sob os olhares apreensivos da torcida e de outros tantos que assistiam àquela partida, quer torcessem pela vitória tricolor, quer não. Cobrou no meio do gol e, por pouco, Harlei não defendeu. Com ânimo renovado, o Flu partiu em busca da virada, mas o tão sonhado gol da vitória não veio, e a liderança mudou de mãos. O Corinthians, o time mais beneficiado por "erros" de arbitragem neste campeonato, agora é o novo líder. Será que o vexame de 2005 irá se repetir, dessa vez com um favorecimento bem mais discreto, embora ainda notório? Eu torço para que o Fluminense evite essa vergonha para o futebol brasileiro.

O final dessa história se aproxima e, como esperado, segue imprevisível. A diferença entre Corinthians e Fluminense é de apenas um ponto, e a distância entre o Flu e o Cruzeiro, terceiro colocado, é de dois. Obviamente, a vantagem é do Corinthians, diante da sua posição na tabela nestes últimos jogos. Não depende dos outros resultados para se sagrar campeão. Contudo, o próximo jogo do time paulista é dificílimo. Enfrenta o Vitória em um Barradão lotado, que está a muito perto de se livrar do rebaixamento. Joga sem o seu maestro Bruno César e sem Dentinho. Todos sabemos da força do Vitória na Bahia. O Fluminense venceu lá no sufoco. O Cruzeiro ganhou, mas sofreu uma pressão gigantesca e foi salvo pela trave de sair com o empate. Portanto, uma derrota do Corinthians não será nada de anormal.

A vida do Fluminense pode parecer facilitada para alguns iludidos, mas a verdade é bem diferente. Duvido que o São Paulo abra mão de lutar pela vaga na Libertadores, por mais que esteja a cinco pontos da zona de classificação e que a grande maioria da sua torcida apóie "entregar" o jogo para o Flu. Com certeza, vai ser pedreira. Embora eu confie plenamente no Time de Guerreiros, não me sinto capaz de fazer previsões a respeito desse jogo. Só me resta torcer pela vitória que manterá vivo o nosso sonho.

Já a equipe celeste enfrenta em casa um Vasco já sem objetivos no campeonato. Deve vencer, mas meu coração aponta um empate entre as duas equipes. Tomara que a minha intuição esteja certa.

Vejo muitos tricolores desistindo do sonho que dura 26 anos com o tropeço de hoje. Recuso-me a jogar a toalha. Tenho muitos motivos para continuar acreditando. Posso citá-los para vocês:

- Há 9 pontos em disputa, e precisamos tirar uma diferença de um ponto.
- Tudo na história do Fluminense é conseguido de forma sofrida.
- Caímos para a 3ª divisão há 12 anos e agora estamos disputando o título do maior campeonato do País.
- O Fluminense, no ano passado, precisava tirar 9 pontos na reta final do campeonato para fugir do rebaixamento e conseguiu.
- Temos um time que se supera nos momentos mais difíceis.
- O Flamengo, na 36ª rodada do ano passado, empatou com o Goiás sem gols no Maracanã e ficou na vice-liderança a um ponto do primeiro colocado São Paulo. Foi campeão.
- O Corinthians enfrenta o Vitória que, com os 3 pontos ganhos, ficará muito próximo de se livrar do rebaixamento, no Barradão, como falei acima.
- Enfrentaremos os dois maiores rivais do Corinthians. Pelo menos o Palmeiras estará sem ambição no campeonato e deverá jogar com o time reserva devido aos confrontos da Sul-Americana. Nesses dois jogos, teremos a torcida adversária a nosso favor.
- Provavelmente teremos a volta do Sheik contra o São Paulo e, com ele, o poder de fogo tricolor aumenta consideravelmente.
- Jogaremos na última rodada em casa contra um Guarani que pode já estar rebaixado.

Então, eu lhe pergunto, tricolor: Com todos os motivos supra-citados, por que não acreditar no título?

Faltam 3 rodadas. O bicampeonato se aproxima. Eu acredito! Lutem até o fim!

Saudações Tricolores

Um comentário:

Anônimo disse...

essa frase do nelson rodrigues é demais...
auheuhaeuhaeae
"Se o Fluminense jogasse no céu, eu morreria para vê-lo jogar." - Nelson Rodrigues.
ele é o cara!