segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Limitado, mas aguerrido

Guerreiros, a pedra que teimava em continuar no nosso sapato foi retirada no jogo de ontem. Após 2 anos de jejum, o Fluminense voltou a vencer o Vasco. Muito pressionado pelas vitórias de Corinthians e Cruzeiro, os quais, provisoriamente, haviam empurrado o Flu para a terceira colocação, o Tricolor não podia nem empatar. Considerando os recentes confrontos entre as duas equipes, a ocorrência de um novo empate, de acordo com as estatísticas, era muito provável. Felizmente, mais um tabu foi derrubado. O gol de Tartá no comecinho do primeiro tempo foi suficiente para nos garantir os 3 pontos no clássico e, conseqüentemente, a liderança isolada. Vamos, Fluzão!

26 anos depois, o Fluminense voltava a enfrentar o Vasco em uma decisão. Embora o sistema de pontos corridos não tenha uma final, o jogo de ontem era de igual importância. Com a aproximação do fim do campeonato, cada jogo é uma final. Em 1984, Romerito, de rebote, fez o gol da vitória tricolor por 1 a 0. Ontem, aos 3 minutos da etapa inicial, Tartá, também de rebote, marcou e garantiu a vitória pelo placar mínimo. Embora eu não seja muito de superstição, quem sabe essa repetição seja mais que uma simples coincidência? Até o dia 5 de dezembro, descobriremos.

Nos primeiros 30 minutos do primeiro tempo, o Fluminense foi o dono do jogo. Fez o gol no início e continuou pressionando o Vasco em busca do segundo. Contudo, na parte final da primeira etapa, a equipe cruz-maltina se encontrou no jogo e encurralou o Fluminense no campo de defesa. O Tricolor passou a apostar nos contra-ataques para liquidar o jogo.

A pressão cruz-maltina, entretanto, não acabou com o intervalo. O Vasco voltou melhor no segundo tempo e continuou sufocando o Fluminense. A torcida tricolor olhava ansiosamente para o relógio. O tempo passava devagar. Só dava Vasco. Raras vezes, o Flu chegava com perigo. Com o crescente desespero do adversário, aumentaram também os espaços livres que permitiam contra-ataques tricolores. Marquinho deve a chance do jogo, mas se enrolou com a bola e acabou desarmado. O nosso camisa 7 acabou fraturando o antebraço em jogada posterior e não retorna em 2010. Felizmente, é provável a volta de Deco na próxima partida. De Deco, Émerson e, principalmente, Fred. Voltas essenciais para que a taça do Campeonato Brasileiro de 2010 tenha como destino Álvaro Chaves.

O drama de Washington continua. Contra o Vasco, foram completados 12 jogos sem marcar. Ontem ele até marcou, driblando Fernando Prass, mas foi assinalado, corretamente, o impedimento. No final do jogo, Conca fez uma excelente jogada pela esquerda e rolou para Washington quebrar o jejum. Contudo, o Coração Valente tentou dominar e acabou perdendo a bola para o marcador que veio de trás. É, Washington. Com a volta de Fred, gol agora só em 2011, provavelmente.

O Time de Guerreiros completou a 20ª rodada liderando o campeonato. Apesar das ausências de Fred, Deco (apesar de ele ter chegado depois) e Émerson durante a maior parte do torneio, o limitado, mas aguerrido e vibrante time do Fluminense, aos trancos e barrancos, defendeu a primeira colocação e é líder a 4 rodadas do fim. Um time que, sem seus maiores astros, sob o comando de Conca, manteve viva a esperança de milhões de tricolores. Um time que luta, morde e deixa o campo com o manto sagrado encharcado de suor. O time que pode entrar para a história do Fluminense Football Club muito em breve. Para a história do futebol. De uma fuga milagrosa do rebaixamento em 2009 para o topo da tabela e o título em 2010. Uma história de superação incrível.

Temos dois jogos em casa. É fundamental ter casa cheia para empurrar nossos guerreiros. Na próxima rodada, enfrentaremos o Goiás, que amarga a penúltima colocação da tabela, no Engenhão. Embora respeite o adversário, não preciso lembrar que só a vitória importa. Não custa nada torcer pelo empate entre Corinthians e Cruzeiro no sábado. Em caso de vitória nossa e empate deles, abrimos 3 pontos de vantagem na primeira colocação. Poderá ser dado mais um passo largo para o título. A contagem regressiva continua. Faltam 4 rodadas. Rumo ao bicampeonato.

Saudações Tricolores

Nenhum comentário: