quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Um clássico à altura do Maracanã

Guerreiros, no domingo passado, o Maracanã foi palco do melhor jogo do Campeonato Brasileiro de 2010. Fluminense e Vasco fizeram uma partida espetacular. Uma daquelas partidas que fazem os mais velhos lembrarem os tempos de esplendor do estádio e que fazem os mais novos sentirem a energia que emana do Maior do Mundo. Dois times empolgados, duas torcidas fantásticas, casa cheia, último jogo com a configuração atual do estádio que todos conhecemos bem. Em clima de despedida, o Maracanã merecia um jogo à altura de sua grandiosidade. E teve.

Quem esperava domínio do Fluminense ignorou o retrospecto recente do clássico e o atual momento vivido pela a equipe alvinegra. Como disse no post anterior, o Vasco tem sido uma pedra no caminho do Flu, e isso se confirmou. Além disso, desde que chegou ao clube, PC Gusmão deu nova cara ao Vasco, arrumando o setor mais vulnerável do time (a defesa) e, contando com a qualidade do trio ofensivo Carlos Alberto, Felipe e Zé Roberto, tem garantido criativade e poder de fogo à equipe.

O Fluminense não perdeu tempo. Logo no começo do jogo, Gum, guerreiro que é, tentou não uma, mas duas vezes, e venceu Fernando Prass após cobrança de escanteio. A torcida tricolor não poderia esperar um início melhor. Entretanto, o Flu cometeu um erro banal, típico de um time que joga com o placar a favor: recuou e chamou o adversário. O Vasco aproveitou e cresceu no jogo. Carlos Alberto, que hoje foi o melhor da partida, perdeu uma chance incrível, mas, ao partir em uma contra-ataque, não vacilou e rasgou a desarrumada defesa tricolor com um passe magistral, deixando Éder Luis na cara do gol. Empate, e a torcida vascaína enlouqueceu nas arquibancadas.

No segundo tempo, o Flu voltou pressionando, mas logo foi surpreendido pelo gol da virada cruzmaltina, cujo principal responsável foi o volante Diguinho, que, não se sabe o porquê, não dividiu a bola com Carlos Alberto. Novamente, o meia encontrou a defesa tricolor desarrumada e lançou Fágner, o qual ficou sozinho com Fernando Henrique e não perdeu. O jogo se estava tornando um pesadelo. Contudo, o nosso Time de Guerreiros não se abalou, partiu para o ataque e foi recompensando pela displicência de Felipe e Zé Roberto, dentro da área vascaína. Julio Cesar, que nada tinha a ver com isso, tomou a bola com vontade e chutou de perna direita para o fundo do gol, empatando o clássico. A partir daí, o Flu foi melhor na partida, e o Vasco parecia estar satisfeito com o empate. Deco finalmente entrou, estreando pelo Tricolor, no lugar de Diguinho, e logo mostrou sua categoria ao realizar um lindo drible no marcador alvinegro. Infelizmente, o camisa 20 perdeu a chance de se consagrar na estréia, ao perder um gol dado após cruzamento de Julio Cesar. Sozinho, Deco isolou, e o Fluminense perdeu a chance de conseguir uma espetacular virada no clássico. No final do jogo, Carlos Albertou arrancou e quase fez um golaço. Quase. Fim de jogo, ambas as torcidas saíram satisfeitas com o que viram. Uma despedida digna do estádio Mário Filho.

Mais tarde, enfrentaremos o Goiás, no Serra Dourada. Em péssima fase, a equipe goiana se encontra na zona de rebaixamento, com 13 pontos. Vale lembrar que as equipes que se encontram nessa desagradável situação, por vezes, são os mais perigosos adversários. Entretanto, espero que, como foi contra o Grêmio no Olímpico, aproveitemos o mau momento do adversário e voltemos ao Rio com os 3 pontos na bagagem. Vamos, Flu!

Saudações Tricolores

Nenhum comentário: