segunda-feira, 28 de julho de 2008

E o Renato?


A situação de Renato no Fluminense está complicada. Após a perda do título da Libertadores e com a terrível campanha do Flu no Campeonato Brasileiro, Renato teve sua cabeça colocada a prêmio por uma grande parcela dos torcedores. Motivos existem. Vamos a alguns deles.

Renato foi eliminado duas vezes no Campeonato Carioca pela equipe do Botafogo, que, sem menosprezar, era constituída por jogadores de menor qualidade e reputação. Na Libertadores, após ter chegado a uma inédita final, perdeu, apesar de ter sido nos pênaltis, para a LDU, um time de qualidade inferior. Todos que assistiram ao jogo perceberam que o time do Fluminense se acomodou depois de ter feito o terceiro gol. Ainda era muito cedo (o gol saiu aos 11 minutos do segundo tempo). Parecia que estava satisfeito com o resultado, que estava querendo levar o jogo para os pênaltis. Era para o Renato ter colocado o Flu para a pressão. A LDU, por mais que se defendesse, não ia suportar um time com qualidade superior atacando e com um Maracanã lotado a seu favor. Tínhamos chegado tão longe, não podíamos nos arriscar a levar o jogo para as penalidades, que, muitas vezes, dependem da sorte. Bom, o resto da história todo mundo sabe.
Outro problema com o Renato é a falta de padrão de jogo da equipe. O Fluminense, atualmente, depende de jogadas individuais e bolas aéreas. Não há jogadas ensaiadas e trabalhadas. Treino no Fluminense é rachão. Isso tem tirado a paciência dos torcedores.
Renato também fala demais. Dá declarações polêmicas e motiva o adversário. Está fazendo o Fluminense se tornar odiado por gente que não tinha motivo algum para nos rejeitar.

Ainda há outros problemas. Gente dos bastidores do clube diz que a nossa cúpula está dividida sobre o Renato. Celso Barros declarou que a UNIMED não banca a rescisão do treinador. Tote teria pedido a cabeça do Renato.

Contudo, se há fatores contra o Renato, há também a favor e, na minha opinião, estes são mais fortes do que aqueles.

Colocar um treinador pra fora agora só pioraria ainda mais as coisas. Renato ao menos conhece o grupo que tem, seus defeitos e pontos fortes. Além do tempo que levaria para um treinador novo adaptar seu esquema de jogo ao time do Flu, não há técnicos de ponta disponíveis no momento. Muitos falam em Parreira, mas ele falou que só pode trabalhar em 2009. Para tirar Renato e colocar Geninho, Cuca, e outros técnicos medianos é melhor nem mexer. Se for para tirá-lo do comando, que façam no começo do ano que vem. Pelo menos outros bons técnicos deverão estar disponíveis.

E mais: não temos um elenco competitivo. Não temos volantes decentes, a lateral direita ainda é um problema, pelo menos até chegarem os contratados, o ataque precisa de velocidade e falta criatividade ao meio-campo, que necessita de alguém que atue pelo menos enquanto Thiago Neves está a serviço da seleção olímpica. Coloquem-se no lugar dele: Imaginem o Flu, com o time titular, perdendo. Resolvem fazer uma alteração pra tentar melhorar o meio-campo da equipe. Olham pro banco e...Não tem alguém que consiga substituir com qualidade algum titular. Quem ele vai pôr? David? Romeu? Ygor? Algum desses dificilmente pode reverter o resultado de uma partida.

Apesar da falta de humildade e desses tantos outros motivos contra a permanência dele no comando da equipe, Renato nos trouxe, em 2007, um título nacional depois de 23 anos. Levou-nos a uma final de Libertadores inédita. Não pensem que eu estou satisfeito com o vice-campeonato, é óbvio que eu queria ser campeão, mas temos que reconhecer o trabalho dele.

Branco declarou recentemente que Renato fica, pelo menos chegaram a um consenso. Analisando o contexto geral, acredito que o melhor para o Flu é que ele fique mesmo. Caso queiram, por que não reúnem um grupo e vão às Laranjeiras cobrar mais empenho nas táticas da parte dele? Acho que seria o melhor, em vez de pedir para demiti-lo. Cobrar uma mudança de postura poderia surtir um bom efeito. Melhor ainda, também peçam contratações. Isso é mais urgente do que trocar de treinador.

Obs: Respeito a opinião de todos vocês, podem me criticar, mas sem ofensas.

Saudações Tricolores

10 comentários:

Anônimo disse...

concordo sobre o jogo da LDU.. acomodamos mediante ao 3º gol..


mas sobre o Renato, então vamos esperar a merda ficar ainda maior pra trocar?


pô tá certo que o cara levou a gente para um final de Libertadores, nos deu um título que nós ainda não tínhamos..

mas um coisa é fato.. ele não treina o time..

quer um exemplo? o jogo entre Santos e Vasco ontem, ambos os times tinha jogadas ensaiadas nas faltas..

e nós?

é foda cara.. não sei se valeria a pena trocar Renato Gaúcho por Cuca, ou por outro que esteja "disponível"..

mas se for persistir no RG, que coloque ele sob pressão e alguém chegue nele, e fale pra ele realmente treinar o time..

porque se for ficar de rachão, meu pai com 45 anos, encostado por causa de hérnia de disco, treina o time..

mas o blog tá bom pra caramba Eduardo!

parabéns (:

[FFC] Eduardo disse...

Também não aprovo as merdas do Renato, mas a demissão dele pra colocar outro mediano no comando nãoo surtiria efeito...Até porque não temos um elenco forte. É melhor exigir uma mudança de postura.

Natal disse...

Só troca, se for por Luxa ou Parreiras.

e tenho dito

Rafael Ribeiro disse...

Bom, na minha opnião o Renato Gaúcho nem é lá essas coisas, podem apostar.
Ele vinha e vem treinando o Fluminense na base da motivação, que em torneios que são mata a mata, é fundamental. Entretando, acho também que ele fez um bom trabalho no Fluminense, sendo na motivação ou não. Isso é inegável. Porém, precisamos de novos ares, é tempo de renovação.

Estamos sofrendo e muito por tudo que o Renato falou, ele simplesmente disse tudo que não era necessário e quem vem aurando isso tudo é o torcedor tricolor.

Acho que o Cuca poderia ser uma boa sim, ele pode não ter estrela, porém é muito mais treinador que o Renato, deu 3 banhos táticos no Fluminense essa ano, quando estava a frente do Botafogo.

Então é hora da diretoria se mexer e ver o que é melhor para o Fluminense.

Aguardo RENOVAÇÃO!

Samarone Oliveira disse...

Concordo em tudo,Eduardo...
Estou quase acreditando no q um amigo meu disse a uma semana."Esquece,pq esse ano o q tinha q dar,ja deu"...
Vamos torcer por um 2009 um pouco melhor q 2008,e claro com TITULOS.
Q venha o velho e vitorioso, CARLOS ALBERTO PARREIRA.
S.T.!!!!!!!

Anônimo disse...

"por que não reúnem um grupo e vão às Laranjeiras cobrar mais empenho nas táticas da parte dele?"

pq isso é o minimo que um treinador tem que saber, estudar para formar um time e para ser um tecnico de futebol.

eu nao posso chegar nas laranjeiras e pedir pro ygor ser melhor do que ele é, pedir pro thiago neves ter mais potencial do que ele ja tem, pedir pro thiago silva ser melhor do que ele já é.

[FFC] Eduardo disse...

Po, brother, acho que deveria cobrar SIM! Se ele não faz, poderá passar a fazer! Se ele não sabe fazer isso, aprende!

Luiz Felippe Reis disse...

A sua opinião é um espelho da minha. Concordo com tudo.

Renato é sem dúvida nenhuma um treinador que já mostrou muita competência, e também incompetência. Assim como todos os outros treinadores do futebol brasileiro.

O povo fala muito de Luxemburgo e tal, mas o Palmeiras gasta mais de 1,5 milhão pra pagar toda a comissão técnica por mês. Quem pode custiar isso, sem se individar? NINGUÉM!

Deixa o Renato mesmo com seus vários defeitos, defeitos iguais aos dos outros.

A TORCIDA DEVERIA COBRAR DA DIRETORIA QUE NÃO SE MEXE

Unknown disse...

Vamos lá.
Em primeiro lugar, vc esqueceu de mencionar que as duas derrotas em jogos decisivos para o bostinha foi porque o nosso distribuidor de coletes resolveu inventar, o time vinha jogando de uma forma e nos 2 jogos e inventou mudanças malucas.

Concordo em relação ao jogo contra a LDU, mas vc querer que o Renato mande o time atacar, é querer demais, o discurso dele é um, mas na prática funciona de uma forma totalmente distinta. Coloco mais essa derrota na conta dele.

Em relação a Copa do Brasil, realmente ele era o técnico, mas esquema o time tinha, estava forte na defesa, graças ao Joel, o Renato deixou como estava, sua parte no título refere-se a ter dado motivação ao time, que realmente estava precisando.

Discordo que o Renato conheça o time, se conhecesse, não faria com que o Gabriel jogasse de lateral, coisa que ele nunca foi, e sim ala, jogando com 3 zagueiros, esquema esse que deu certo com o Abel e que foi usado durante grande parte do brasileiro ano passado. Em tempo, Junior Cesar também é péssimo na marcação.

Branco e Renato nunca chegarão a um consenso, percebe-se claramente pelas ultimas declarações do treinador, simplesmente tem que se suportar pois Celso Barros não abre mão de nenhum dos dois.

Ah, e discordo em relação a Cuca e outros treinadores de porte médio, pelo menos dariam um esquema tático ao time, coisa que nosso treineiro de rachão não conseuiu fazer em 1 ano e meio no comando.

Anônimo disse...

Concordo com praticamente tudo que vc disse...Acho quecolocar outro técnico agora não vai adiantar
e se for pra colocar que seja do nivel do Parreira,Luxemburgo,Muricy(que não estão disponiveis)

Se for pra vim Geninho,Pc gusmão,prefiro o Renato msm

Mas eu aceitaria o Cuca
ele é um bom técnico
sabe de tatica
Melhor que o Renato.


Mas acho que o Principal defeito da equipe não é só o Técnico
São os jogadores...
Não temos elenco,nosso banco de reservas a maioria dos jogadores são juniors,precisamos de reforços e Urgente!.