sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Tranquilo e seguro

Guerreiros, ontem o Fluminense bateu o Macaé por 3 a 1 e atingiu os 9 pontos na Taça Guanabara, disputando a liderança com o Botafogo, em primeiro devido ao saldo ligeiramente maior, e mantendo os 100% de aproveitamento. Por falar nisso, três dos quatro grandes do Rio venceram todos os seus jogos (Botafogo, Flamengo e Fluminense). A decepção do começo de ano é o Clube de Regatas Vasco da Gama, que, incrivelmente, perdeu os seus três primeiros jogos para times pequenos do Rio de Janeiro (Resende, Nova Iguaçu e Boavista) e tem 1% de chances de se classificar. Que situação deplorável!

O Fluminense fez sua melhor partida no Campeonato Carioca de 2011. Tranquilo e seguro, ao contrário dos dois primeiros jogos, o Tricolor não sofreu com os contra-ataques da equipe adversária e, paciente, chegou ao gol próximo ao fim do primeiro tempo, com Carlinhos, chutando de perna direita. Um belo gol que coroou uma boa exibição. Mais linda que o chute do lateral-esquerdo foi, sem dúvidas, a bicicleta de Fred, algum tempo antes, que parou no travessão. Lance genial do melhor atacante do País, que merecia o gol.

De Carlinhos também teve origem o segundo gol tricolor. Em um cruzamento rasteiro, a bola passou por toda a zaga do Macaé, e Souza só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes. O meio-campo estava realmente disposto a apagar a má impressão deixada após a expulsão na partida de estréia. Além de ter marcado o segundo do Flu, Souza fez o terceiro em cobrança de falta. Aguerrido e excepcional nas bolas paradas, com a lesão de Deco (que para por tempo indeterminado, infelizmente), o ex-meia do Grêmio é titular absoluto no time do Flu. Falando em meio-campo, Edinho estreou hoje e fez uma exibição regular, bem melhor do que as duas últimas partidas de Valencia, bastante desengonçado. Diguinho foi muito bem. Agora esperamos ansiosamente a volta de Conca! O maestro faz falta! Com ele, o desempenho do time melhora em 1000%.

Além de Edinho, o goleiro Diego Cavalieri também estreou. Pouco exigido, não foi bem nos lances de que participou. Espalmou uma bola à Fernando Henrique e bateu roupa em dois chutes de fora da área. Em um deles, defendeu em dois tempos. No outro, a bola parou nos pés de Róbson, do Macaé, que diminui para os visitantes. A falha na partida de estréia, entretanto, não é motivo para crucificá-lo. Há dois anos na Europa, se não me engano, Cavalieri jogou cerca de 10 partidas somente. A falta de ritmo é notória. Mantendo-o de titular nos próximos 3 jogos antes da estréia da Libertadores, o nosso camisa 1, com certeza, ganhará ritmo e confiança e, tomara, poderá voltar a ser o excelente goleiro que impressionou o Brasil em 2007/2008.

Fred fez mais uma exibição segura. O trabalho de pivô tem sido muito bem feito. Em um lance do segundo tempo, fez uma excelente tabela com Rodriguinho, que acabou chutando fraco. Contudo, o lance mais bonito foi a bicicleta, a qual já citei acima, que parou na trave. A lamentar, só o pênalti perdido, que também parou na trave, mas que foi cobrado com bastante categoria. Pênalti esse que, na realidade, não foi absolutamente nada. Não houve falta em Willians, mas o juiz, erroneamente, assinalou penalidade máxima. Além desse lance, o juiz errou bisonhamente ao dar cartão amarelo para Carlinhos, em vez de simplesmente exigir a reversão na demora de cobrança de lateral. Fora esse, os outros amarelos do jogo foram muito bem aplicados.

Na zaga, Gum fez uma partida razoável. Não há nada para criticar, ao contrário de Leandro Euzébio, o qual, muito atrapalhado, quase entregou "a rapadura para o inimigo" em algumas jogadas (expressão de um narrador de vídeo-game cujo nome não recordo). Acorda, Euzébio! Não pode dar mole assim na Libertadores não!

Enfim, o Fluminense vem melhorando a cada jogo. Mantendo a base campeã brasileira de 2010, o Flu reforçou as suas posições mais carentes (pra mim, ainda falta um lateral-direito reserva e um zagueiro titular), está-se encaixando e se encontra quase pronto para a estréia na Libertadores. Só faltam Conca, o maestro, que volta em breve; Araújo, em forma, mas ainda não regularizado, que jogará no lugar de Emerson, lesionado; e Rafael Moura, que acertou a volta ao clube ontem e será o substituto de Fred na estréia, suspenso. Espero, sinceramente, que o He-man apague a péssima imagem que deixou na sua passagem em 2007, em que fez um mísero gol em 15 partidas. Mais experiente e em excelente fase, Rafael Moura foi, recentemente, o artilheiro da Copa Sul-Americana na campanha do vice-campeonato do Goiás. Que o antigo He-man tenha sido, definitivamente, deixado para trás e que contemos, no nosso Time de Guerreiros, com o Rafael Moura do Goiás!

Domingo, enfrentaremos a Cabofriense, no Moacyrzão, e teremos, provavelmente, a estréia de Araújo, que entrará no lugar de Rodriguinho. Diante dos times pequenos, como sabemos, vitória é obrigação. Reencontrar-nos-emos no dia 30 à noite, com um post, se tudo correr conforme o desejado, comentando a conquista de mais três pontos. Até breve, guerreiros!

Saudações Tricolores

Nenhum comentário: