domingo, 23 de janeiro de 2011

Expresso 222

Guerreiros, o Fluminense hoje se portou como o legítimo campeão brasileiro. Ao contrário da triste exibição de quinta-feira, contra o Bangu, neste domingo, apesar das falhas defensivas, o Flu se impôs e atropelou o Olaria, retornando ao bom futebol e confirmando o motivo da má atuação no primeiro jogo que foi dito por mim no post anterior. O placar de 6 a 2 não deixa dúvidas. O destaque da partida foi o artilheiro Fred, unânime. Os dois gols e a assistência de letra para o gol de Marquinho não deixa dúvidas disso. Mais do que uma bela exibição, Fred mostrou que, em forma, longe das lesões, é o melhor centroavante do País. Inquestionável.

Com um futebol bem mais vistoso nessa segunda partida do Carioca, o Fluminense chegou ao primeiro gol por meio do brilhantismo de Fred, o qual deixou Marquinho cara a cara com o goleiro para fazer 1 a 0. O Olaria, apesar de ter sido goleado, mostrou que, dentre os pequenos, é um dos melhores. Os times menores do Rio aproveitaram bem o período de descanso até o início da competição e aprimoraram bastante a parte física. A velocidade nos contra-ataques surpreendeu o Flu, que, logo em seguida, enquanto ainda comemorava, em falha de seu sistema defensivo, permitiu o empate do Olaria. Cinco minutos depois, o árbitrou marcou pênalti em falta cometida por Valencia (confesso que não achei pênalti nem na hora nem agora). Virada do Olaria no Engenhão, mas realmente não parecia que o Fluminense perderia esse jogo. Tanto é verdade que empatou com Fred, com bela assistência de Deco, o qual, por sinal, lesionou-se novamente. De Fred veio o gol da virada, próximo do fim do primeiro tempo, dessa vez cabeceando com estilo.

No começo do segundo tempo, Rodriguinho, que entrara na vaga de Deco, marcou um gol de "cabeça" (na verdade, a bola bateu nas costas). Com dois gols de vantagem, o jogo caiu de ritmo. O placar dava tranquilidade ao Flu. O Olaria, como todo time pequeno, tem como estratégia de jogo o contra-ataque para surpreender o adversário superior tecnicamente. Perdendo por dois gols, com o Fluminense sem deixar tantas brechas como no primeiro tempo, quando estava perdendo e saía para o jogo a todo custo, era realmente difícil que conseguisse alterar o panorama do jogo. O Olaria ainda assustou em contra-ataques após algumas das várias oportunidades de gol criadas pelo Fluminense, mas não conseguiu marcar. Rodriguinho, com mais um, agora com o pé, e Marquinho, de falta, deram número à goleada. Por falar nisso, o Fluminense voltou a fazer um belo gol de falta em cobrança direta. Mandou bem, Marquinho!

Assim, de 2 em 2, foi construída a segunda vitória no Campeonato Carioca. 2 de Marquinho, 2 de Fred e 2 de Rodriguinho, atropelando o Olaria e lembrando o tíulo da música de Gilberto Gil, Expresso 2222, aqui adaptado para 222. Além de Fred, outro jogador merece destaque: Tartá. Incansável em campo, o meia-atacante está realmente a fim de brigar por uma vaga de titular no time do Fluminense. Com certeza, Tartá deve iniciar o jogo na próxima rodada, contra o Macaé. Contudo, se Muricy repetir o início da partida de hoje, Tartá jogará ao lado de Fred no ataque. Particularmente, prefiro que ele jogue de meio-campo, com Rodriguinho no ataque. A velocidade dos dois, quando jogam juntos, pode ser muito bem aproveitada. Para quinta-feira, temos a volta de Souza, além de Marquinho, também disponível para o meio. Portanto, arrisco que iremos com Tartá no ataque e Souza e Marquinho no meio. No ataque ou no meio, correndo o que anda correndo e brigando por cada jogada, Tartá e Fluminense só têm a ganhar. Até quinta!

Saudações Tricolores

Nenhum comentário: