domingo, 13 de junho de 2010

Um ano em poucas palavras - 2007

Amigos, durante essa pausa para a Copa do Mundo, convido vocês a relembrarem comigo as três últimas temporadas do Fluminense Football Club. Obviamente, não analisarei ainda a atual temporada, já que ela se encontra em andamento. Inicialmente, recordaremos o que aconteceu no ano de 2007.

Resumo: Após ter feito uma das piores campanhas da sua história no Campeonato Carioca, quiçá a pior, e ter demitido dois técnicos em menos de 6 meses, o desacreditado Fluminense disputava a Copa do Brasil. No momento exato, surgiu um novo herói. Um jogador renegado, que não era tido nem como reserva, ganhou uma oportunidade do técnico Renato Gaúcho e, numa bola rebatida, eliminou o Atlético-PR em plena Arena da Baixada. Esse mesmo jogador continuou a marcar nas semifinais. No primeiro jogo da final, quando o Fluminense perdia no Maracanã, esse guerreiro, o abençoado Adriano Magrão, empatou o jogo e deu esperança para o torcedor tricolor. No segundo jogo, foi dele o passe para o gol do título. Após 23 anos de jejum, o Fluminense Football Club voltava a vencer um título de expressão nacional e garantia a sua participação na épica Libertadores de 2008. No Campeonato Brasileiro, o Tricolor terminou em 4º lugar.

5 gols marcantes:

1) Gol de Roger, Figueirense 0-1 Fluminense. Sem dúvidas, foi o gol mais importante do ano. O gol que deu ao Flu o título de Campeão da Copa do Brasil de 2007.

2) Gol de Adriano Magrão, Fluminense 1-1 Figueirense. Perdíamos por 1 a 0 em pleno Maracanã, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, e o guerreiro Adriano Magrão empatou a partida nos minutos finais, alimentando a possibilidade dos torcedores tricolores de terem o seu sonho realizado.

3) Gol de Adriano Magrão, Atlético-PR 0-1 Fluminense. Em uma lance de pura sorte, a bola sobrou limpa para o desacreditado Magrão fazer o gol da vitória tricolor, calando a Arena da Baixada e eliminando o Furacão.

4) Gol de Alex Dias, Fluminense 4-4 Vasco. Golaço marcado por Alex Dias no primeiro clássico do Fluminense no Campeonato Carioca de 2007. Vale a pena rever essa obra de arte.

5) Gol de Alex Dias, Internacional 1-4 Fluminense. O Fluminense deu um show no Beira-Rio e massacrou o Inter de Abel Braga. O espetáculo teve direito, inclusive, a esse belo gol de letra de Alex Dias.

5 partidas memoráveis:

1) Figueirense 0-1 Fluminense. No Orlando Scarpelli, o Fluminense conquistou a Copa do Brasil de 2007. Não há como esquecer esse jogo.

2) Atlético-PR 0-1 Fluminense. Muita gente dava como certa a classificação do Atlético. Magrão lhes mostrou que futebol é dentro das 4 linhas.

3) Fluminense 2-1 Flamengo. Partida válida pelo Campeonato Carioca. Começamos perdendo, com um gol de Souza, mas chegamos ao empate no início do segundo tempo, com Cícero. Aos 48 minutos do segundo tempo, quando os flamenguistas já cantavam "E-li-mi-na-do!", Cícero virou o jogo, e decretou a vitória tricolor.

4) Fluminense 2-0 Flamengo. No returno do Campeonato Brasileiro, logo após a vitória do Flamengo sobre o São Paulo, que era então líder do campeonato e não perdia havia muitos jogos, haveria um Fla-Flu. O embalo do Flamengo esbarrou no Fluminense. Somália e Thiago Neves marcaram e garantiram a vitória tricolor.

5) Internacional 1-4 Fluminense. Goleamos o Internacional no Beira-Rio com show de Thiago Neves e golaço de Alex Dias.

Os três melhores:

1) Adriano Magrão - Principal responsável, sem dúvidas, pela conquista da Copa do Brasil. Honrou o Manto Sagrado, brilhando quando o time mais precisou.

2) Thiago Neves - Jamais esperaríamos que o meia vindo do Vegalta Sendai, do Japão, contratado apenas para compor elenco, seria tão fundamental para o Fluminense em 2007. O melhor meia-esquerda do Brasil ganhou a Bola de Ouro da Placar como o melhor jogador do Campeonato Brasileiro.

3) Thiago Silva - Após se ter mostrado um grande zagueiro em 2006, Thiago Silva arrebentou em 2007, passando a ser visto por muitos como o melhor zagueiro do Brasil. Com uma qualidade extraordinária, foi o principal responsável pelo Fluminense ter dito a segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro desse ano.

__________________________________________________________

Leitores, espero que tenham gostado dessas lembranças. Em breve, postarei sobre 2008 e 2009. Enquanto isso, torçamos pela nossa seleção na Copa. Rumo ao Hexa, Brasil!

Saudações Tricolores

Nenhum comentário: