terça-feira, 22 de dezembro de 2009

"Ão, ão, ão, na cabeça do Negão!"

Amigos, o post de hoje é dedicado a um dos maiores ídolos do Fluminense Football Club: Washington César Santos. Nascido em Valença, Bahia, em 3 de janeiro de 1960, Washington estreou na vida futebolística no Galícia Esporte Clube, de Salvador, e jogou, ainda, no Corinthians, no Internacional, no Guarani, no Atlético-PR e, para o bem do nosso clube, no Fluminense.

Em 1983, o Fluminense contratou dois jogadores que haviam brilhado pelo Atlético-PR: Assis e Washington, os quais haviam sido apelidados pela torcida do clube paranaense, carinhosamente, de "Casal 20", alcunha que passou a ser utilizada pela torcida do Flu desde então. Apesar de terem sido campeões no ano anterior pelo Atlético, foi no Tricolor que os dois mais brilharam. Conquistaram nada mais, nada menos, do que 4 títulos expressivos. Vestindo o Manto Tricolor, os jogadores foram tricampeões cariocas em 1983, 1984 e 1985 - vale lembrar que, nessa época, o Estadual era considerado por muitos mais importante do que o próprio Campeonato Brasileiro - e campeões brasileiros em 1984. Tal contribuição na história do Flu tornou Washington um dos maiores ídolos da torcida.

Devido à grande eficiência do jogador no cabeceio, surgiu o grito da torcida que dá nome a este post: "Ão, ão, ão, na cabeça do Negão!". Cruzamento pra área, cabeçada de Washington e gol do Fluminense. Esse tipo de lance, por bastante tempo, foi comum nos jogos do nosso querido clube.

Segue, abaixo, o vídeo de alguns gols marcados pelo atacante.



Infelizmente, hoje, 26 anos depois de ter chegado às Laranjeiras, o querido atacante sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso e que não tem cura. A fim de ajudar a financiar o caríssimo tratamento, a torcida tricolor, em um gesto de belíssima solidariedade, mobilizou-se em busca de arrecadar o dinheiro necessário. O evento de maior destaque foi, sem dúvidas, o Washington Day. No dia 15 de novembro deste ano, no jogo contra o Atlético-PR, pela 35ª rodada do Brasileirão, foram distribuídas várias urnas pelo Maracanã para que os torcedores depositassem dinheiro, o qual seria utilizado para ajudar o eterno ídolo (Abaixo, segue uma reportagem sobre esse evento).



Bom, espero que tenham gostado de relembrar um pouco da marcante trajetória do atacante no Fluminense. Infelizmente, muitos de nós não puderam vê-lo jogar (inclusive eu), mas, apesar disso, o jogador têm o nosso enorme respeito devido a tudo o que fez pelo nosso amado clube, e torcemos bastante pela sua recuperação. Força, Guerreiro! Estaremos sempre com você.

Fontes: Wikipedia e Globoesporte.com

Saudações Tricolores

Nenhum comentário: