segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"Quem espera sempre alcança"

Guerreiros, primeiramente, gostaria de avisar que esse título do post de hoje não é copiado de nenhum outro local. Eu o havia idealizado há algum tempo. Só torcia para que este dia chegasse e eu o pudesse utilizar para coroar o texto que saúda o mais novo campeão brasileiro. Melhor, o mais novo tricampeão brasileiro. Sim, rendo-me aos gritos da nossa linda torcida. O Fluminense é tricampeão brasileiro. Não importa se é Campeonato Brasileiro ou Taça Roberto Gomes Pedrosa, a participação dos principais times do País, a organização pela CBD (antiga CBF) e o modelo de disputa e regulamento muito parecidos com o de 1971 legitimam o nosso primeiro campeonato brasileiro. Ontem, o tão sonhado tricampeonato se tornou realidade. Para 26 anos de espera, 26 anos de comemoração. Comemore, tricolor!

A torcida tricolor se mostrava muito confiante para a partida. Éramos considerados favoritos. Era um jogo teoricamente fácil devido à discrepância técnica entre as duas equipes, e muitos já nos consideravam os campeões do mais importante torneio nacional. No entanto, em campo, o nervosismo e ansiedade atrapalham nossos guerreiros em demasia, além de um Guarani, apesar de rebaixado e desfalcado, extremamente empenhado, como pôde ser constatado no lance em que dois jogadores do Bugre discutiram veementemente (ficou óbvio o tipo de "motivação" que eles tiveram para complicar a vida do Fluminense). Era Sheik não conseguindo dominar a bola, Fred cabecando por cima do gol, Diguinho errando tudo o que tentava, Conca sem espaço para respirar... Pelo jeito, o título viria de forma sofrida, como sempre. Afinal, se não for sofrido, não é Fluminense.

Juntos pelo tri. Realmente juntos. Engenhão lotado, e a torcida sofria com o time. O tempo passava, o tricolor já não tinha mais unhas. Muricy apostou em Washington. A animação por parte da torcida logo seria justificada. Não foi dele o gol do título, mas a assistência, sim. Aos 17 minutos do segundo tempo, o panorama mudou. Um jogador resolveu entrar para a história do Fluminense Football Club. Um ex-atleta rubro-negro, cuja vinda muitos tricolores, inclusive, foram contra. Após cruzamento de Carlinhos pela esquerda, Washington cabeceou. A bola desviou no braço de um jogador do Guarani, e Emerson, o Sheik, de perna esquerda, chutou. Por entre as pernas do zagueiro e do goleiro do Bugre, a pelota repousou feliz junto às redes. Emerson será lembrado eternamente como o autor do gol do tricampeonato tricolor. Por ironia do destino, um flamenguista declarado deu a maior felicidade para a nossa torcida em 26 anos. Esse rubro-negro vai acabar virando casaca, hein...

Pelo que vimos, não foi só o Fluminense quem andou nervoso não. Corinthians acabou empatando com os reservas do rebaixado Goiás por 1 a 1, e o Cruzeiro começou perdendo de um Palmeiras a passeio no Campeonato Brasileiro, conseguindo virar o jogo nos minutos finais da partida. A ansiedade inicial foi superada com o gol, que tirou um peso das costas dos nossos jogadores. O Flu passou a pensar, ter mais calma e, assim, administrar o resultado. Com o resultado a favor, o tempo que passava rápido, tornou-se mais lento do que nunca. Os segundos se arrastavam, mas os 47 minutos do segundo tempo chegaram. O apito de Carlos Eugênio Simon decretou o retorno de um Gigante do futebol brasileiro. O Fluminense renascia, após 26 anos. Depois de ir à 3ª divisão, o Fluminense demonstrou sua força ao ser tricampeão brasileiro. Do caos à liderança, como profetizado por Nelson Rodrigues. Do milagre da fuga do rebaixamento em 2009 para a o título em 2010. Da humilhação ao êxtase. O Fluminense é o Campeão Brasileiro de 2010.

O sonho da torcida tricolor agora paira sobre a Taça Libertadores da América de 2011, na qual batemos na trave em 2008. O nosso sonho, o sonho dos nossos guerreiros e o de Muricy Ramalho, a qual não tem no seu currículo. Caímos em um grupo dificílimo, formado por Argentinos Jrs, Nacional-URU e América-MEX, já considerado o "Grupo da Morte" por muitos. Em 2008, também foi assim, e acabamos finalistas da competição. Tomara que, dessa vez, a história se repita quase completamente, mas tenha um final feliz para o Fluminense. Quem sabe o destino tenha unido o caminho de Muricy e do Flu para que ambos realizem esse sonho. Em 2011, saberemos. Enquanto, isso, tricolor, comemore como nunca. "Quem espera sempre alcança", consoante reza o nosso hino, finalmente alcançou, e as palavras de Lamartine Babo foram legitimadas. O Time de Guerreiros se tornou o Time de Campeões. Melhor: Time de Tricampeões. Parabéns para nós. Orgulho de ser tricolor.

Saudações Tricolores

Nenhum comentário: